Como saber se um site é confiável?

Alessandro Fontes
3 min readMay 14, 2021

A internet tem se tornado cada vez mais presente na vida do brasileiro, seja para diversão, trabalho e principalmente para compras pela internet. A pandemia acelerou esse processo de digitalização e trouxe milhões de novos consumidores para uma primeira experiência de compra online.

Do usuário mais avançado ao mais leigo, todos estão sujeitos a cair em um golpe na internet, onde tem muita gente mal-intencionada. Então, é fundamental que você saiba como identificar e diferenciar site confiáveis de sites não confiáveis, para que assim possa evitar prejuízos e dores de cabeça, seja para comprar, se cadastrar e até acessar, todo cuidado é pouco.

Site Confiável
Site Confiável

1. Verifique a URL

Um dos golpes mais comuns na internet, são os sites clonados, que simulam ser uma loja ou site de uma deternada empresa, com o objetivo de atrair consumidores com ofertas e preços impraticáveis. Então a primeira coisa que você precisa fazer, é verificar se a URL do site que aparece na barra de endereço de seu navegador (browser), é realmente a URL do site oficial.

Por exemplo

A Americanas é https://www.americanas.com.br e não www.superofertaamericanas.com.br

2. Consulte o tempo de domínio da empresa

Use o Whois do Registro.br e consulte o tempo de domínio da empresa, se for uma empresa tradicional e conhecida, ela terá um bom tempo de registro de domínio. Nesse exemplo da Americanas, o domínio oficial da empresa foi registrado em 1999.

3. Selo de segurança

O SSL sozinho não é garantia de segurança, mas é básico para uma proteção mínima para o consumidor na loja. Então sempre verifique se a loja ou site possui certificado de segurança, "cadeadinho verde" ou https como é conhecido popularmente. Na imagem abaixo você pode entender melhor o que é o SSL:

4. Consulte a reputação do site

Talvez o site possua todos os critérios acima, mas ainda sim, você precisa saber quem está por trás daquele negócio e se realmente a empresa é idônea, e ninguém melhor para te ajudar com isso, do que a própria comunidade. Em sites como o Reclame Aqui ou Consumidor.gov.br você pode ver a experiência de outros consumidores com a empresa que você está prestes a fazer um negócio. Então, antes de comprar ou usar algum site, consulte sua reputação.

5. Vulnerabilidades

Existem algumas ferramentas na internet que podem te ajudar a fazer uma varredura de segurança dos sites de que você deseja. O Site Check faz uma bateria de testes, buscando por vulnerabilidades, malwares e ainda faz uma busca nas blacklists dos principais antivírus do mercado.

Site Confiável

Além de todas essas dicas, você precisa sempre cuidar do seu computador ou smartphone para que esse não seja infectado por vírus ou malwares, pois mesmo que os sites sejam confiáveis, você não estará protegido.

Fonte: https://www.siteconfiavel.com.br/como-saber-se-um-site-e-confiavel/

Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos.

--

--